O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


 

Pós-graduação FAATESP estreia método de ensino inovador no Brasil

De olho no que há de mais moderno em tecnologia da educação, a FAATESP - Faculdade da Vila Matilde trouxe ao Brasil o SAP ERP Simulation Game. Fruto de um convênio inédito com a SAP – maior fornecedora de soluções em gestão de negócios no mundo –, o método é um simulador de negócios que começou a ser utilizado em disciplinas dos cursos de MBA do Grupo CETEC em 2013.

Esse tipo de “business game”, como o próprio nome diz, é um jogo que cria situações de mercado no ambiente virtual. Com as interfaces da SAP, permite aos alunos criar estratégias de gestão e confrontá-las com outros participantes ao redor do mundo. “A grande sacada do jogo é a inteligência artificial que simula as condições do mercado, como oferta e demanda. Além disso, pode haver confrontação com concorrentes, não só jogadores, mas outras marcas de determinado produto”, comenta o gerente de unidade da FAATESP, Denis Carmassi.

Segundo ele, o método tem se mostrado muito eficaz, à medida que as situações, apesar de virtuais, são baseadas em teorias da gestão de negócios, bem como fundamentadas na prática do cotidiano. “O business game proporciona uma oportunidade de contato com as condições reais de mercado. O gestor consegue se familiarizar com as situações e, mais que isso, agregar o valor da SAP ao ensino significa garantir formação diferenciada aos alunos”, completa.

O SAP ERP Simulation Game surgiu de uma parceria da SAP com a Universidade da Califórnia (EUA). Na Faculdade da Vila Matilde, os cursos que incluem esse simulador na grade curricular são: MBA em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Gestão de Projetos – PMI e MBA em Gestão de Projetos em Redes de Computadores.